Educação no trânsito: Cuidado com o pé na tábua


Jogar objetos pela janela do carro, ultrapassar de forma errada, abusar da velocidade, proferir xingamentos, estacionar em lugares impróprios como passeio, canteiros e portas de garagem, usar celular ao volante, uso abusivo de som, violência, dentre outras infrações são vistas constantemente no trânsito de Salvador. Um punhado de individualismo humano somado à falta de educação de trânsito, que como grande conseqüência perde-se cada dia mais vidas.

Uma verdadeira bagunça e desordem é o que se ver, onde leis parecem não representar nada, não existir. Por todos os lados encontramos pessoas que ao longo do tempo adquirem confiança (experiência) e vão abusando do poder ao volante, vão se tornando os donos do trânsito. Psicologicamente despreparadas essas mesmas pessoas vão levando seus problemas pessoais a flor da pele e ai de quem atravesse seu caminho.

Quarenta e cinco horas de aulas teóricas, vinte horas aulas prática e parece que os motoristas não conseguem absorver nada do que se empenhou em aprender. Será que depois que conseguem a CNH não importa mais todos aqueles direitos e deveres anteriormente estudados? Onde é que vão parar essas informações? Será que ao longo do tempo se fazem desnecessárias no trânsito?

Todos os dias sites e jornais noticiam acidentes causados por imprudências no trânsito, onde a morte tem uma incidência absurda e ainda assim teimamos em cometer os mesmos erros. Então meus queridos motoristas entendam que jogar objetos para fora do carro causa acidente, fechar outro carro causa acidente, parar o trânsito para discutir com outro motorista causa acidente, dirigir embriagado causa acidente, ultrapassar de forma errada causa acidente, estacionar em passeios impedindo o uso de pedestres também causa acidente, excesso velocidade causa acidente, ressaltando que esse tipo de imprudência é uma das mais fatais no trânsito.

Já dizia o velho ditado “a pressa é inimiga da perfeição”, para que correr se dessa forma você aumenta a possibilidade de sofrer um acidente e de talvez nunca chegar ao lugar desejado. É preciso entender que o veículo é uma arma engatilhada que dependo da forma que é utilizado pode matar você e matar o próximo.

Reeducação para o trânsito talvez seja uma das soluções para os motoristas em geral, reeducação em seu contexto mais amplo, onde se devem trabalhar três pontos centrais: a educação ambiental, a educação emocional e a educação social. Se faz preciso entender e aprender que vivemos em grupo, em uma sociedade, que a mesma rua que utilizo para me locomover é espaço do meu próximo. Por outro lado e tão importante quanto é preciso punir os erros com mais firmeza, punir de forma justa para que as pessoas enfim aprendam que tudo na vida tem conseqüência e que não se pode brincar com a vida humana.

Conscientização, o respeito e a educação são peças importantes para mudar a história e fazermos do trânsito um ambiente mais seguro. É sempre bom lembrar que no trânsito não existe só você e que respeito é direito e dever de todos. Dirigir com prudência, tranqüilidade e atenção se faz necessário e pode salvar sua vida e a do próximo.
Pensem nisso! Sejam educados!


Comentários

Postagens mais visitadas