Qual o limite no zombar entre torcidas adversárias?


Essa semana ocorreu um episódio muito chato, diante da derrota de um time comentários grosseiros e grotescos, no sentido fidedigno da palavra foram feitos nas redes sociais.  E como é óbvio um comentário foi puxando o outro gerando um tipo de discussão nada agradável. Acho que muito de nós, torcedores em geral, deixamos extrapolar muito mais que amor e paixão pelo nosso time, estamos atravessando sem perceber a linha da aversão ao próximo, que exercendo o seu direito de escolha, torce por outro time.

Não serei hipócrita em dizer que não é divertido zombar da derrota dos outros, zombamos, secamos, talvez essa ainda seja uma atitude imatura de nossa parte, mas que culturalmente é aceitável e já faz parte do jogo, da brincadeira, porém ofender as pessoas com xingamentos não faz parte desses “zombar” divertido que julgamos fazer afinal de contas quantos desses não são nossos amigos, parentes, conhecidos.

Fazer comentários sobre os jogadores, seu desempenho em jogo, que o técnico errou na escolha dos jogadores, que o juiz marcou errado, que o goleiro engoliu frango, essas coisas de equipe podem ser ditas, porque fazem parte desse espírito esportivo, até porque torcedor tem espírito de técnico, mas ofender as pessoas pela sua escolha e gosto está errado.

Quem de vocês gostaria de ser chamado de “torcedorzinho de merda”, ou “torcedorzinho perdedor” dentre outros comentários? Quem de vocês torcedores fiéis gostariam de serem xingados, mandados para lugares por ninguém desejado, ou até mesmo, no ápice de algumas loucuras, serem fisicamente machucados? Acordem isso não é torcer, isso é nada mais nada menos que se julgar o melhor, é uma forma de etnocêntrica de ver as coisas, onde o seu eu e suas escolhas sempre serão as certas e todas as outras que diferem de você e do que acredita está fora do padrão de qualidade, ou seja, do seu padrão.

A derrota faz parte da história de todos os competidores, vitórias são sempre boas e desejadas, mas é com as derrotas que aprendemos a ser melhores, a buscar com mais garra, com mais responsabilidade a tão sonhada conquista. Títulos são meros símbolos de conquistas, claro que todo mundo quer estrelas e troféus, mas as verdadeiras conquistas estão nos momentos vivenciados ao longo dos jogos, a cada partida, a cada gol, a cada grito, nos cantos das torcidas, na união gerada, no conhecer novos amigos, no levantar da bandeira, no vestir a camisa, no acreditar.

Então meus amigos não esqueçam nunca que livre arbítrio, direito de escolha, respeito ao próximo, espírito esportivo, amor pelo time são coisas essenciais a um verdadeiro torcedor. Não estraguem amizades, não estraguem o bom convívio por não saber administrar o que diz, a quem diz e como diz.


Comentários

Postagens mais visitadas