A ausência do adeus


Por Caroline Martins

As vezes fico me perguntando o que levam as pessoas a decidirem se afastar umas das outras? Sei lá, a única coisa que consigo perceber é o quanto isso é complicado e difícil de entender. No mínimo mágoas iremos deixar e levar. Porque se tomamos essa decisão é porque algo de muito chato aconteceu ou não existe um sentimento verdadeiro e recíproco ou ainda na pior das hipótese se deixou de sentir . Porém me pergunto por que a falta de diálogo, por que não tentar conversar e falar o que pensa, o que realmente sente? Será medo, incerteza ou simplismente indiferença?

Ir embora sem se despedir é como deixar uma interrogação, desistir sem dizer o porque ou dar adeus me parece covardia. Uma covardia que diga-se de passagem tem efeito de mão dupla. A princípio com nós mesmo, porque temos medo de encarar a pessoa e os fatos e por consequência com a outra pessoa, por não dar a ela o direito de saber mesmo depois de tantos momentos vividos.

Os sentimentos acontecem, todos são passíveis de erros, porém por pior que seja o direito do próximo de saber deve ser respeitado. Principalmente quando o que se teve, por pouco que pareça ter sido, tenha tido alguma importância, tenha sido vivido intensamente e com sentimentos envolvidos. Bloquear alguém de nossas vidas requer um esforço muito grande, porque não imagino ser possível apagar as memórias, mesmo quando nelas ficam registradas as mágoas também. Não imagino ser fácil apagar as palavras, os sentimentos...Entendo que cada um tem sua forma de agir e reagir, mas não consigo imaginar uma forma mais justa para as duas partes. Não saber o porque talvez seja o pior dos castigos, a pior forma de partir...



Comentários

Postagens mais visitadas