É preciso coragem para dizer adeus

Por Caroline Martins


...”A gente não percebe o amor

Que se perde aos poucos sem virar carinho.

Guardar lá dentro amor não impede,

Que ele empedre mesmo crendo-se infinito.

Tornar o amor real é expulsá-lo de você,

Prá que ele possa ser de alguém!

Somos se pudermos ser ainda

Fomos donos do que hoje não há mais.

Houve o que houve é o que escondem em vão,

Os pensamentos que preferem calar,

Se não, irá nos ferir um não -

Mas quem não quer dizer tchau.”...



Inspirada na canção de Nando Reis, “Quem vai dizer tchau?”,me pergunto porque é tão difícil dizer adeus se por muitas vezes ele se torna tão necessário? Não acredito que seja correto ficar preso a alguém ou alguma coisa quando essa já não está mais dando certo. Toda relação seja ela qual for tem os seus altos e baixos isso é fato. Mas quando os baixos se tornam mais constantes na relação é preciso repensar: Será que ainda fazemos bem um ao outro? Será que deveríamos nos afastar enquanto ainda existe um pouco de amizade e respeito? Será que vale mesmo a pena ficar com alguém de quem já não gostamos mais, ou pior que não gosta mais de nós? São tantas as perguntas, as dúvidas e poucas são as atitudes.

Talvez isso aconteça por conta do medo, aquele de dizer: “foi bom, tivemos nossa história mais passou, acabou”. É preciso ter consciência que o tempo vivido foi verdadeiro e que nem todos os sentimento duram para sempre eles poder ter fim ou apenas se transformarem.

O desejo de entrar numa relação parte do princípio da descoberta do outro, parte do princípio que queremos descobrir no próximo o que tanto nos encantou, conhecer suas manias, seus defeitos, seu jeitos e gostos, fazer parte da sua vida e rotina. Algumas pessoas ao longo do relacionamento se encantam ainda mais e vão aprendendo a conviver juntos e superar as fases de uma relação: a do descobrir, a do se apaixonar, a do compreender, a do se deperar com os defeitos, a não desistir, a do aceitar, a da amizade, a da vontade de continuar e a fase do amar acima de tudo. Outros passam do encantamento para a decepção, pois descobrem que a relação vivida não era bem o que queriam ou esperavam, que não foram felizes nas suas escolhas ou que simplismente não conseguiram ser e nem dar ao próximo o que esperavam tantos são os poréns.

A questão fundamental é saber a hora de parar e acredite isso nem sempre quer dizer desistir. A hora de parar é a hora de analisar se ficar juntos ainda faz bem aos dois, é descobrir se realmente são felizes e se fazem pessoas felizes? Porque em qualquer relação é fundamental dar e receber, ninguém pode amar por dois, um casal precisa se completar e se isso não acontece é preciso abrir os olhos e perceber que não existe uma relação.

Ter medo de dizer adeus é comum, é do ser humano, é dificil dar adeus a uma história, a bons momentos, a recordações e ao costume . Afinal de contas muitas são as pessoas e as coisas envolvidas numa relação: famílias, amigos, filhos, cachorros e também as coisas materiais.

Devemos está conscientes que as vezes o amor se perde no caminho, tornando-se rotina, tornando-se costume ou somente amizade. O receio de magoarmos pessoas que amamos, que temos respeito podem no futuro se tornar inevitável. Levar adiante uma relação sem amor pode ser prolongamento de dor. É bem provavél que ao longo do caminho você se encante novamente, que o destino te pregue uma peça e aí sair dessa relação se tornará ainda mais difícil.

Saber dizer adeus é preciso. Se dar a oportunidade de continuar, de está pronto para redescobrir outras relações, viver outros momentos e permitir também que aquela pessoa que outrora amamos, que um dia foi nossa a oportunidade de ter o mesmo.



Comentários

  1. Carol, você está no caminho das poetisas, e sua mensagem me fez refletir nos meus sentimentos que a muito tempo não mexia. Parabéns pela mensagem.
    Binha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas