Vivendo ou tentando entender política. É possível?


Por Caroline Martins


Nessa onda de eleição o melhor é tentar entender e se situar no que você é politicamente. Quer dizer é preciso ter um lado, uma opinião, um partido, um candidato, ou melhor, é preciso ter noção do que é política, de como acontece e o que você representa nisso tudo. Nisso tudo significa, nessa loucura e grandeza que é a “Política”.

Eleições, no popular e mais simplificado que posso descrever quer dizer quando um grupo de pessoas, de uma cidade, estado ou país elege um representando para tomar decisões e representá-los no poder. Seja ele qual for. Creio eu que essa parte ficou claro.

Mas então vem a pergunta, ou as perguntas: Qual o seu partido? O que acha do candidato tal? Você sabe quais as propostas dele para melhorar nosso estado? Você viu a declaração de tal político? O que acho daquele novo candidato? Por que o partido não viu isso antes? Você simpatiza com esse partido porque? Vai votar em quem? Por quê?

“Eita” se sentiu perdido? Não tem resposta para nenhuma das perguntas? Respondeu sem ter certeza do que está falando? Não será o primeiro nem o último a fazer isso? Não vejo cultura política nem em mim e nem em você, acredito que nem na maioria da população, pois não somos ensinados a saber o que é e como funciona a política, não somos e em nossa maioria nem buscamos ser.

Talvez seja por isso que política se decide pelo que parece ser, não pelo que é: “ele parece ser legal vou voltar nele, afinal de conta político é tudo igual”, “ vou votar em fulaninho, ele ajudou uma tia minha na consulta ai vou voltar nele, deve ser um bom político”, “vou voltar naquele cantor, lutador, dançarino sei lá ele é famoso vai conseguir as coisas”. Será que é assim mesmo que podemos escolher nosso representante? O que seria um bom político? O que é política afinal?

Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa).

Político é um indivíduo ativo na política de um grupo social. Pode ser formalmente reconhecido como membro ativo de um governo, ou uma pessoa que influencia a maneira como a sociedade é governada por meio de conhecimentos sobre poder político e dinâmica de grupo. Essa definição inclui pessoas que estão em cargos de decisão no governo, e pessoas que almejam esses cargos tanto por eleição, quanto por indicação, fraude eleitoral, hereditariedade, etc.

Ajudou? Será que essas definições bastam para que todos os cidadãos, que até então “ignorantes” no sentido de não saber o que significa se sintam preparados para decidir quem eleger?

É preciso dar um basta nessa falta de informação, é preciso conscientizar o povo o que um representante deve ser e fazer, o que é preciso observar e ponderar para se escolher esse representante. É preciso saber entender, decifrar o que se passa nos programas de horários políticos, nas decisões tomadas em prol da cidade, estado ou país, das promessas, dos debates e discussões.

E nós doces e leigos cidadãos precisamos entender essas engenhoca, para deixarmos de sermos ludibriados, iludidos apertando meros números em urnas eletrônicas sem saber por que o fazemos, sem saber quem estamos escolhendo. Precisamos fazer nossa parte exigir informação, antes de promessas repetitivas exigir informações, explicações sobre o que é e como funciona essa tal política e essa tal eleição.

Deixarmos de ser apenas eleitores, para sermos participantes, militantes em prol de nós mesmos. Do nosso emprego, futuro, vida. Rostinho bonito, artistas legais não são garantias de bons representantes e nem qualidades que se deva levar em consideração nesse momento. Ainda está em tempo de deixar a ignorância para trás e participar cientes e conscientes do que se quer. Tentar sem medo acertar no representante.

Buscar respostar, descobrir e fazer-se presente é um bom começo.





Comentários

Postagens mais visitadas