Dia de cortejo....dia de branco...
Hoje Salvador acordou mais branca... Logo cedo era possível ver por vários bairros da cidade pessoas com trajes brancos, prontas para acompanhar o cortejo do Senhor do Bonfim. Mais que uma festa tradicional, o Cortejo é uma festa religiosa que reuni milhares de baianos e turistas que vão a rumo a Igreja do Bonfim, agradecendo as graças alcançadas e renovando a fé e os pedidos.
Uma mistura de povos, culturas, classes sociais é o que se ver ao longo de quilômetros de desfile. Ao chegar à Igreja a beleza das fitas do Bonfim amarradas aos portões, nos mostram muito mais que simples pedidos, nos mostra a força da fé, cada fita daquela foi amarrada em agradecimento ou pedido.
Na escadaria da Igreja, que é o final do percurso, acontece a real Lavagem do Bonfim, centenas de baianas com seus potes cheios de banhos de folhas e cheiros, lavam as escadas da Igreja e banham seus fiéis, nesse momento reinam os pedidos de paz, harmonia, acontece à mistura de religiões o sincretismo toma conta e a beleza da tradição apaixona os que pela primeira vez assistem tal celebração de fé.





Comentários
Postar um comentário